Sejam bem vindos!



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Teatro e dança na EMEF Raimundo Fagner







A Escola Raimundo Fagner oferta aulas de teatro e dança para alunos e ex-alunos. O Grupo é coordenado pela professora Lú (como é conhecida carinhosamente por todos). Os alunos recebem aulas duas vezes por semana em seus contraturnos. Nas culminâncias dos projetos pedagógicos da Escola, toda a turma do teatro e dança apresenta-se com danças e dramatizações relacionadas aos temas trabalhados pedagogicamente!



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Projeto Minha mãe, minha vida!









No mês de maio, o dia das mães, na Escola Raimundo Fagner foi comemorado com um delicioso café da manhã! Antes foram realizadas algumas dinâmicas e entrega de presentes!






quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto Mundo Letrado

A EMEF Raimundo Fagner, dia 05/08/2010, deu início ao Projeto Mundo Letrado, onde o mesmo visa despertar no educando o gosto e o prazer pela leitura e escrita.

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

É notória a importância de favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

Entendemos que a escola é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor. Por isso, o mesmo será realizado com o objetivo de disseminação da leitura para sensibilizar e despertar nos educadores, crianças e famílias, o interesse pelo gosto de ler, tornando-se educadores- leitores, fazendo relação texto e contexto, leitura de vida e de mundo, resgatando e re-valorizando a identidade étnica, cultural e local.

Acreditamos também que para criar leitores, basta que o cerquemos de textos de todos os gêneros, que os textos sejam uma presença tão constante que seja impossível ignorá-los.

Percebendo a necessidade de fazer acontecer uma Educação voltada para autonomia, para a ética, para a valorização da diversidade cultural e para busca da identidade é que nós desenvolvemos esse projeto, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para uma concepção Humanística, com o intuito de contribuir na formação de pessoas criativas e inventivas, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o outro, de respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções. Neste processo, a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário para o individuo compreender o mundo, compartilhar das experiências diversas e re-elaborar suas próprias experiências.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Escola Raimundo Fagner recebe premiação!




Em junho de 2010, em praça pública, a Escola Raimundo Fagner recebeu o trofeu Escola desejável 2009. A Escola vem de forma dinâmica trabalhando projetos pedagógicos que acentuam a aprendizagem dos alunos.




quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projetos trabalhados no primeiro semestre de 2010: Sucesso geral!!!

A EMEF Raimundo Fagner realiza seu trabalho embasada na Pedagogia de Projetos, desta forma, todos os meses são trabalhados projetos de temas relevantes que influenciam de forma positiva o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e a participação não só do núcleo gestor, corpo discente, docente, mas também da comunidade do entorno escolar. Os Projetos pedagógicos trabalhados foram: Viva o Carnaval, Minha mãe, minha vida, Comer bem para viver mais, Somos iguais nas diferenças, Planeta Verde e Viva o São João!
O Secretário de Administração do município beberibense se fez presente na nossa festinha de São João!!!

O São João da Escola Raimundo Fagner


O São João da Escola Raimundo Fagner foi comemorado com muita alegria e animação! Estiveram presentes todo o corpo docente, discente e seus familiares. O Secretário de administração do município, Sr Henrique Hérlisson e a assessora pedagógica Antonilda dos Anjos também abrilhantaram nossa festinha!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CORPO ADMINISTRATIVO
FUNÇÃO - NOME - FORMAÇÃO/ VÍNCULO

Diretora (200H)- Mara Cristinne Araújo Peixoto -Formada em Pedagogia / Especialista em Gestão Escolar / Cursando 5º semestre em Biologia (UVA) / efetiva
Auxiliar administrativo (100H)- Pedro Gustavo dos Santos -Cursando Pedagogia/ temporário

CORPO DOCENTE
NOME - FORMAÇÃO/ VÍNCULO

Gorete Facó (100H) -Pedagoga / temporária
Mônica Mirle Filgueira (200H)-Habilitada em Português/ efetiva
Silvia Helena Ribeiro Laurindo -(200H) Habilitada em Português/ efetiva
Iram Louzeiro Cruz (100H)- Habilitado em História/ Especialista em História / temporário
Obs.: A Professora Luzianya Pontes, está a disposição da nossa Escola (Instrutora de teatro, dança e recreação)

FUNCIONÁRIOS
FUNÇÃO - NOME - FORMAÇÃO/ VÍNCULO

Merendeira (100H)- Marli Felipe da Silva Ensino médio/ temporária
Zeladora (100H)- Simone Alves de Melo Ensino. Fundamental/ efetiva
Auxiliar de serviços gerais/ merendeira (200H) - Albanisa Gomes do Nascimento Ensino médio/ temporário
A.S.G.(Porteiro) (200H)- Kaio Vilkey Laurindo da Silva Ensino médio/ temporário

ESCOLA RAIMUNDO FAGNER

A Escola Municipal Raimundo Fagner de Ensino Fundamental, foi fundada no ano de 1993, estando com 17 anos de fundação. Recebeu o nome de Raimundo Fagner porque o seu construtor o empresário Darlan Teixeira Leite quis homenageá-lo pelo fato do mesmo ser um artista cearense e possuir casa de veraneio na comunidade, onde passa parte de suas férias. A referida escola foi construída seguindo o padrão rústico das construções do empresário Dr. Darlan, apresentando características de cabana, coberta com palhas de carnaúba e as paredes de tijolos aparentes. Tendo apenas duas salas de aula, uma cantina e dois banheiros.
Por volta do ano de 1996, foi reformada e a coberta passou a ser de telha branca e acrescentada mais uma sala de aula, devido ao número crescente de alunos.
Sua secretaria só foi construída no ano de 2004. A princípio a escola foi construída para a formação de guias turísticos, mas diante das necessidades da comunidade e localidades circunvizinhas passou a oferecer um serviço educacional na área de ensino público municipal.
Durante quatro anos (1993-1997) a mesma funcionava em parceria com o Hotel Praia das Fontes e Prefeitura, após esse período passou a ser de total responsabilidade do município. Desde sua fundação até os dias atuais atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, porém enfrenta-se problemas com as instalações que não são adequadas para receber os alunos da Educação Infantil, sendo necessárias algumas adaptações.
A Escola conta com parcerias como: Prefeitura Municipal, rede hoteleira e empreendimentos comerciais beberibenses.
Quanto a religiosidade, há católicos e evangélicos, porém há predominância do catolicismo.
A clientela é formada de filhos de pescadores, caseiros, funcionários de barracas e de hotéis, donos de pequenos comércios, pedreiros e funcionários públicos municipais.
Temos como tradição na nossa comunidade a festa da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, geralmente realizada no final do mês de janeiro, a Escola entre como parceira do evento.
A Escola teve inicialmente como Gestora a professora Mª Aureny Ribeiro Laurindo seguindo com a professora Clemilda Laurindo, logo após, Antonilda dos Anjos, seguida da professora Silvia Helena Ribeiro Laurindo e no final de 2007, assume novamente a gestão, a Professora Antonilda dos Anjos que permaneceu até o inicio de 2009. A mesma passou o cargo para professora Mara Cristinne Araujo Peixoto (Diretora atual)